Nosso rol não é taxativo, por isso se a terapia que você trabalha não estiver aqui, entre em contato com o email contacto@fthpt.pt para verificar se a sua terapia poderá ser incluída na lista.
Na sua carteira terão especificadas as terapias que foram comprovadas. Por isso mande todos as terapias que estiver habilitado no momento.
De modo geral será de Terapeuta Holístico, se sua terapia for só uma, por exemplo o Reiki, será Terapeuta Reikiano. Mas se forem mais de uma de forma geral será Terapeuta Holístico. Poderá requisitar, Terapeuta Integrativo, ou Terapeuta Complementar, mas essa informação deverá chegar no registro, se sua carteira já tiver sido emitida, não há como trocar. Somente pagando outra taxa.
O Plano Profissional são para pessoas singulares, e o Plano Empresarial são para pessoas jurídicas (empresas). O responsável pela empresa, antes de fazer o Plano Empresarial deve fazer o Plano Profissional. Os Espaços de Atendimento/Clínicas/Escolas de Terapias, poderão ser credenciadas e levar o selo da FTHPT.
Não, a terapia holística é LIVRE, e pode ser exercida sem qualquer carteira, ainda não existe legislação específica para o terapeuta holístico em Portugal. Assim que houver, avisaremos amplamente para que se possam adequar à nova legislação.
Não, é somente uma carteira de identificação do terapeuta que pertence ao nosso grupo. Até porque, não existe ainda a legislação para a profissião de Terapeuta Holístico. Assim que tiver alguma legislação, nos adaptaremos a ela.
Sim, existem 7 técnicas terapeuticas que não se pode exercer em portugal SEM a Cédula Profissional. São elas: Acupuntura, Fitoterapia, Naturopatia, Homeopatia, Osteopatia, Quiropraxia e Medicina Chinesa. Essas necessitam do registo junto ao Ministério da Saúde. E somente pode ter essas terapêuticas na carteira quem apresentar a Cédula Profissional do Ministério da Saúde.
Na FTHPT não existe a exigência de horas, para você se registrar, pois se quer somente atuar como terapeuta de uma terapia só (ex. Reiki), os workshops não são mais de 8 horas cada, e se tivéssemos restrições, não poderia atuar como terapeuta. Por isso foi decidido que não haveria restrições de horas mínimas.
Tem que comprovar um certificado válido, que será verificado junto ao seu instrutor.
Existem 3 formas de acrescentar os cursos que venham a ser feitos durante o ano, que são:
✔️1° Pedir uma actualização/ 2° via da carteira no nosso site no link https://fthpt.pt/2a-via-da-carteira/ (custo € 10,00)
✔️2° Quando são feitos Upgrades dos planos Ex. você está no Plano Básico e passa para o plano Profissional. (Gratuito)
✔️3° Quando chegar o momento de renovar, um mês antes nós enviamos um email para lembrar da renovação automática, e pedimos para que enviem os cursos feitos durante o ano, para que sejam adicionados à nova carteira. (Gratuito)
Em todos os 3 casos é solicitado que enviem por email 📩(contacto@fthpt.pt) todos os certificados novos.🎖️
O Plano Básico é somente para os Terapeutas que desejam somente o N° da Instituição e a Carteira Profissional de Terapeuta. Já o Plano Profissional, pode ser Instrutor Credenciado, tem descontos, promoções, tem um registro no World Federation Holistic Therapists (Registro Internacional), o perfil dele é mais completo no nosso site e fazemos divulgações espontâneas gratuitamente nas Redes Sociais da FTHPT, além de que, os que são Terapeutas Instrutores Credenciados, poderão, gratuitamente, enviar seus eventos para colocação do calendário de eventos.
Não é obrigatório, mas terá bem mais credebilidade, e clientes se o fizer. Deverá sim ter pelo menos o Plano Profissional.
Não, somos somente um Club de Terapeutas unidos em um ideal de fortalecer a classe e manter um ponto de informação concentrado na área Holística. Com isso não existe nenhuma obrigatoriedade de vinculação a nós. É completamente facultativa.
A FTHPT pertence à FTHBR – Federação dos Terapeutas Holísticos do Brasil, sediada em Curitiba/PR, no Brasil.
A BNRPT pertence à BNRBR – Biblioteca Nacional de Registros no Brasil, sediada em Brasília/DF, no Brasil. E é somente uma plataforma de registos de Cursos, Certificados e Técnicas, sem vinculação com órgão governamental nenhum. Regista o Curso, Certificados ou Técnicas quem quer, não sendo obrigatório esse registo.